27 de junho de 2012

Me aqueça neste inverno: dicas para manter a saúde do seu cão neste frio


O friozinho já está fazendo muitas pessoas baterem o queixo. Nós, seres humanos, sabemos muito bem como nos aquecermos e o que devemos fazer, ou não, nesta temporada de baixas temperaturas. Mas, você já parou para pensar que seu cachorro ou gato não sabem? Por isso, é preciso ficar atenta a alguns aspectos para garantir a saúde de bichinho nesta época do ano.
A veterinária Ana Flávia Ferreira, que escreve no ótimo Tudo Sobre Cachorros, descreve alguns pontos essenciais para manter seu cachorro aquecido neste inverno.
Abrigo dos Cães
A exposição ao frio pode ser extremamente prejudicial aos cães, principalmente aos de pêlo curto. Poucas raças são resistente ao frio, nelas se encaixam o São Bernardo, Husky Siberiano, Bernesse e Akita. Por isso, é preciso ter cuidado em relação ao abrigo dos animais:
“Para os animais que dormem fora de casa, no quintal, os proprietários devem adotar o uso de casinhas (que podem ser de madeira, plástico ou papel reciclado), que posicionadas de maneira oposta às correntes de ar, protegem muito do frio. Já os animais que dormem dentro de casa, podem ser acomodados em caminhas. Nos dois casos, o uso de colchonetes e de edredons disponíveis no mercado pet, são boas opções para aumentar a proteção e o aconchego dos bichos”, explica Ana Flávia.
Roupas
Mais do que simplesmente deixar os cachorros engraçadinhos e na moda, as roupas contribuem para aquecer o corpo dos animais.No mercado encontramos roupas em lã, moletom, soft e algodão. Contudo, Ana Flávia ressalta que  “há casos de animais que não se adaptam às roupas de lã ou de tecidos sintéticos, desenvolvendo coceiras ou manchas vermelhas pelo corpo. Nestas situações, o ideal é que o proprietário troque a roupa por uma de algodão ou soft, que causam menos irritação”.
Alimentação
Recomenda-se o aumento de cerca de 20% da porção de alimento, durante o inverno. Nesta temporada, o gasto energético é maior, tanto nos animais adultos, quanto filhotes. Mas, há uma observação: este aumentado só está liberado para os cães que estejam em seu peso normal. Cachorros que estiverem obesos, devem continuar com a porção normal.
Higienização
No inverno recomenda-se uma redução do número de banhos. Caso forem semanais, que passem para quinzenais. Devem sempre acontecer no horário mais quente do dia: entre as 11h e 15h. Outras recomendações também são importantes, como:  “Secar o animal com o auxílio de um secador de cabelos morno; não sair com o cão logo após o banho, para evitar choques de temperatura; manter os pelos dos animais mais longos nesta fase do ano e evitar definitivamente os banhos em dias muito frios, são dicas importantes para não colocar a saúde dos animais em risco” ensina, Ana Flávia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Um grande abraço,
Equipe O-Sobretudo!