3 de julho de 2011

Preparem seus instintos - práCachorro 2011

Preparem seus instintos ---> práCachorro 2011!!!  c/ cocktail na sexta 1/7.
O destaque da mostra é uma casa de brinquedo gigante que está sendo instalada na arena da Matilha. Decorada e equipada com brincadeiras sensoriais e interativas, foi projetada como um ambiente de convivência entre adultos, crianças e cachorros. A cada semana, a casinha ganhará novas atrações. Um stand com informações sobre adoção em parceria com a Ong Natureza em Forma também compõe a instalação. Para completar, nomes importantes da cena da street art brasileira como Binho, Chivitz, Minhau, Shambs e Truff, pintaram telas exclusivas para o práCachorro que estarão expostas na arena.


Nas paredes da galeria, Tatiana Saccomanno expõe 13 imagens de cachorros de rua captadas entre 2010 e 201. A cenografia da exposição é assinada pela arquiteta Karina Saccomano.
A adoção de cães é a causa que move o práCachorro e acontecerá como atividade permanente durante todo o projeto. Ao menos dois cães para adoção viverão no espaço para recepcionar os visitantes e as já tradicionais feiras semanais de adoção serão mantidas aos domingos das 14h às 20h.
O grande homenageado do ano será Loukanikos, o cão rebelde, mascote dos movimentos de protesto na Grécia. No hall de entrada da arena, visitantes poderão conferir algumas fotos deste cachorro que está ativo na rua do parlamento grego, lutando junto ao povo. Ele ficou famoso ao protagonizar algumas cenas que já estão entr e as mais vistas da internet. Esta parte do projeto foi realizada com apoio do blog http://rebeldog.tumblr.com/.
O práCachorro também vai oferecer ao público uma agenda de palestras e debates sobre guarda responsável, socialização de cães adotados, socialização de cães com gatos, além de workshops sobre adestramento básico, banho em gato e como ser líder da sua matilha. A programação completa com datas e horários estará disponível a partir do dia 01 de julho.
Em parceria com o Instituto Nina Rosa, que desde 2000 promove conhecimento sobre a defesa animal, a Matilha Cultural irá exibir vídeos desenvolvidos pelo instituto que abordam temas ligados a defesa animal, adoção e outros. Haverá também cursos certificados como “Floral para animais”, “Primeiros socorros domésticos”, “Comportamento dos gatos” e “Controle Animal”.
Outra novidade serão os serviços disponíveis aos donos de animais. A Matilha Cultural vai oferecer gravação de placa de identificação e realização de testes de DNA, que permite conhecer as origens do seu animal permitindo uma avaliação veterinária mais detalhada, especialmente no caso de vira-latas.
Atividades como desfiles de roupas e acessórios para cães, cãominhada na cidade, stencil em camisetas e desfiles de cães para adoção também estão previstas para o mês dos cachorros na Matilha.
Conheça os artistas:
Binho Ribeiro

Um dos pioneiros do street art no Brasil e América Latina desde 1984. Binho Ribeiro desenvolve um apelo singular de expressão, dando vida à todos os elementos de sua criação. Já ilustrou para grandes marcas e campanhas publicitárias e participou de exposições mundo a fora.

Chambs
Alexandre Ramos Souza, conhecido como Chambs, atuante representa o grupo de grafiteiros “Os Congz”, e expressa em seus trabalhos de graffiti a riqueza da natureza mesclada aos vícios urbanos, sendo o macaco o personagem principal. Um dos fundadores e organizadores do grupo DaVila, que proporciona eventos relacionados a Cultura de Rua representando o Street Dance, Low Rider e o Graffiti.

Chivits
O artista é conhecido há cerca de 10 anos nas ruas de São Paulo por seus grandes personagens coloridos onde predominam o lilás, o cinza, o preto e o branco. Enquanto, nas ruas Chivitz explora pinturas figurativas, com influência dos cartoons, nas telas o artista parte para uma ‘abstração pop’, com referências de graffiti e tatuagem.

Minhau
O apelido da artista remete a toda a sua personalidade artística. Com gatos enormes, de textura colorida e traços fptres, ela se destaca com maestria nas ruas por onde habitam suas pinturas e conquistou seu espaço num universo masculino.

Tatiana Saccomanno Ferreira
Fotógrafa, 36 anos, foi através da fotografia que resolveu captar imagens desses pequenos seres vivos de grande alma, mostrar um pouco do que os olhos dela enxergam, seja em uma viagem, passeio ou até no dia a dia. Essa exposição abrange desde a solidão, a esperança e a felicidade desses tesouros e paixão. Serão 13 fotos ampliadas, e algumas intervenções artísticas nas paredes com a ajuda de Cenografia Karina Saccomanno e colaboração de Fernando bartolomeu, Ana Souza, Gustavo Araujo e Luciana Setubal.

Truff
Escritor de graffiti desde 1998, formado em Artes plásticas, Truff tem grande representação no cenário do graffiti em São Paulo e principalmente em São Bernardo do Campo, município aonde foi um dos pioneiros desta arte e aonde atua com oficinas sócio-culturais e ações junto à prefeitura da cidade.


Mostra práCachorro
De 01 de julho a 08 de agosto
Local: Matilha Cultural – rua Rego de Freitas, 542 - Consolação
Telefone: (11) 3256-2636.
Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 20h.
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães.
Leve seu cachorro







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Um grande abraço,
Equipe O-Sobretudo!