4 de julho de 2011

Combinar maquiagem com a roupa, não!

Um dos maiores erros é acreditar que deve-se combinar cores da maquiagem com as da roupa. Nada mais cafona e cansativo num look para uma mulher moderna. Saiba harmonizar cores sem pesar no resultado. Vale algumas dicas:
Para as roupas brancas, todos os tons de sombra são bem vindos. A noite, aposte no prata se você for clara; se for morena, use dourado. Roupas pretas pedem olhos suaves, porém deixe o traço do delineador mais largo e abuse da máscara para cílios. Sombra preta pode, desde que bem esfumada. A mulher sexy veste preto com batom vermelho. As roupas nos tons quentes como amarelo, laranja ou vermelho pedem olhos nos tons de berinjela ou azul petróleo.
Cuidado na escolha do batom: aposte num tom claro como o "cor de boca" ou rosa claro. Já as peças no tons de azul ficam valorizadas com sombras nos tons de prata ou grafite. Roupas verdes (todos os tons) harmonizam com sombras marrons, roxo ou dourado. Veja o que mais lhe cai bem. É válido dizer que as derivações de intensidade de cor também devem ser observadas. Um vestido rosa claro por exemplo, é menos intenso em cor que um rosa shock. Para essa cor de roupa, os tons de sombra clara ficam muito bem, assim como os tons de bege, creme, salmão ou pêssego.
Jamais utilize sombra rosa também! Vestidos prateados ou dourados podem combinar com sombras em glitter para iluminar o olhar, respeitando sempre a mesma cor da roupa. Caso você tenha alguma dúvida sobre que cor usar na maquiagem, observe cores opostas. Para nunca errar, as cores neutras (branco, preto e cinza) são sempre a melhor saída! Os acessórios também deverão contar na hora da decisão.
Ouro, prato, pérola ou brilhantes... combine o ouro com cores quentes, o prata com frias. Pérolas caem bem com branco e salmão enquanto os brilhantes pedem pontos de luz nos olhos ou uma maquiagem mais marcada.
Abaixo segue um roteiro para combinar sem medo: 
Roteiro para combinar sem medo:
cores da moda
Cores primárias: Não são obtidas por nenhuma mistura: azul, amarelo e vermelho.
cores da moda
Cores secundárias: Resultam da junção de duas cores primárias: verde (amarelo + azul), violeta (azul + vermelho) e laranja (vermelho + amarelo). 
cores da moda
Cores secundárias: Preto, branco, cinzas e marfins. São curingas e combinam com quase todos os tons. Apenas respeite a temperatura dos neutros: marfins são quentes e cinzas são frios. O preto destaca e o branco suaviza as cores.
Importante:  o azulmarinho, por ser o tom tradicional do jeans, pode ser considerado neutro. Lembre-se, no entanto, que ele também é uma cor fria e derivada do azul. 
cores da moda

CONTRASTANTES
Estão opostas no círculo de cores: verde e vermelho, amarelo e violeta, laranja e azul. Uma cor primária contrasta sempre com uma secundária e vice-versa. Servem para se destacar entre si. Por exemplo, se comprou uma blusa azul, experimente usá-la com uma bolsa laranja, que ajudará a realçar sua mais nova aquisição. E para balancear o look, recorra a uma tonalidade neutra: pode ser um jeans (tom de azul) ou short bege (cor neutra, que combina com o azul, e quente, que vai bem com o laranja). 


ANÁLOGAS
Aparecem lado a lado no disco: amarelo e laranja, vermelho e violeta, verde e azul, verde e amarelo, azul e violeta, vermelho e laranja.  Há nelas uma mesma cor básica, ou seja, laranja é análoga ao amarelo e ao vermelho porque foi gerada pela união das duas. Combinam bem e dão a idéia de uniformidade. Para apimentar uma composição com análogas, acrescente um tom contrastante. Exemplo: calça verde-musgo, top amarelo e bolsa vermelha.




Um comentário:

Obrigada por comentar!
Um grande abraço,
Equipe O-Sobretudo!