5 de março de 2011

Como Cuidar da sua Jaqueta de Couro?


 
Uma jaqueta de couro natural é nobre, elegante e fotossensível. Devido a essas particularidades a mesma deve receber cuidados especiais a fim de conservar suas características naturais. Anualmente é recomendado fazer uma hidratação da peça em locais especializados para a realização de tal serviço, onde passará por um processo que congrega vários equipamentos, produtos químicos e procedimentos a fim de revitalizar o couro. Contudo, é indispensável que você tome nota de alguns cuidados essenciais para não cometer algum equívoco.


 

Guarde corretamente sua jaqueta de couro
Toda a atenção deve ser dada à sua jaqueta de couro na hora de guardá-la uma vez que a mesma necessita de muita ventilação a fim de evitar descoloração e mofo. Em virtude dessa necessidade, jamais a coloque em sacos plásticos. Uma vez ao mês, pelo menos é recomendável colocar a peça em um lugar de boa circulação de ar, isso ajudará na preservação do material e evitará o odor forte do couro. Evite também a exposição da mesma à luz para evitar sua descoloração. Caso haja marcas de cabides nos ombros, utilize o ferro de passar, a uma temperatura inferior a 80 graus, coloque um pano leve em cima da superfície que irá ser passada. Após passar a peça você verificará que o material voltará ao seu aspecto normal.


 

Como retirar manchas diversas
Caso encontre manchas de mofo em sua jaqueta de couro, remova-as com um pano limpo e úmido, e coloque a peça à sombra para secagem. Para outros tipos de mancha jamais utilize fluído algum de limpeza pois limpezas convencionais ou domésticas que utilizam produtos de limpeza em geral podem danificar a peça para sempre, com ressecamento, encolhimento, endurecimento e desbotamento. Caso não consiga retirar a mancha, procure um serviço de lavanderia especializado em couro onde será feita a reidratação do matarial com aplicação de agentes desengraxantes e aditivos desengordurantes, além de detergentes orgânicos e minerais.
 
 



Vista sua peça de couro de maneira adequada
Jamais misture peças de cor clara com jaquetas de couro escura em virtude das alterações que o tom claro pode sofrer. Evite sua jaqueta em dias de chuva pois quando molhada ele tende a desenvolver fungos e mofo. Nunca a coloque no sol para efetuar uma secagem. Ao vestir jaquetas em nobuck, Arizona ou napa, evite o contato delas com a pele pois elas tendem a atrair a oleosidade natural da pele, prejudicando a coloração.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Um grande abraço,
Equipe O-Sobretudo!