15 de outubro de 2010

Empreededorismo Social



"Um dia a polícia apareceu quando voltávamos para casa de um baile, eu e um amigo. Começamos a correr, ele conseguiu escapar e a polícia me pegou. Ele, quando viu, voltou e foi pego pela polícia também. Eu perguntei o porque ele havia voltado, que eu não faria o mesmo. Ele disse que voltou porque era meu amigo. A partir desse dia eu voltei por todos”. – José Jr em entrevista ao Multishow.
Empreendedor é um termo utilizado para designar uma pessoa que começa um negocio; um novo empreendimento ou atividade que gere lucro e renda; alguém que se compromete ou se encarrega de uma atividade significante, que estimula o crescimento.
Os empreendedores sociais são aqueles que vêm possibilidades para provocar mudanças nas sociedades. Pessoas visionárias, inovadoras, criativas e persistentes que pensam em ultrapassar obstáculos para promover desenvolvimento.
José Jr. É um exemplo de empreendedor social, ele é coordenador executivo do “Afro Reggae”, grupo cultural que começou em 1993 através do Jornal Reggae Notícias, cujo objetivo era valorizar a cultura negra. Inauguraram o primeiro núcleo comunitário na favela do Vigário no Rio de Janeiro para desenvolver projetos sociais com várias oficinas: dança, percussão, reciclagem, capoeira e futebol. A missão é oferecer formação cultural e artística para trazer cidadania aos jovens moradores de favelas livrando-os do subemprego, fazendo destes jovens multiplicadores para outros jovens, como uma espécie de espelho. Criaram até a ARPA, Afro Reggae Produções Artísticas - para dar sustentação comercial a carreira profissional dos subgrupos criados a partir dos projetos sociais, em especial a Banda AfroReggae.
José Junior ainda apresenta um programa sobre empreendorismo social no canal Multishow chamado “Conexões Urbanas” (também nome de um projeto da Ong que visa promover shows com grande estruturas nas favelas). O programa mostra empreededores sociais e como seus projetos transformam a vida das pessoas.
Quem sabe não exista um empreendedor social em você...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Um grande abraço,
Equipe O-Sobretudo!