23 de novembro de 2011

Cabelos...descobrindo a verdade



As verdades sobre o que deve ser evitado e quais são as melhores práticas para ter cabelos sempre bonitos tirando da cabeça de vez aqueles mitos que tanto nos perseguem.


1º Cabelos oleosos não precisam de condicionador: 
Quem tem cabelos oleosos não deve deixar de usar condicionador, isso não passa de um mito. Cabelos oleosos também precisam de hidratação, porém devem ser condicionados da maneira correta.
O ideal,para esse tipo de cabelo é lavar bem a raiz oleosa com um xampu anti-resíduos e as pontas com um xampu normal. Após isso, o condicionador deve ser aplicado apenas do meio para as pontas e nunca na raiz, pois isso sim poderia fazer com que a raiz ficasse ainda mais oleosa.


2º Deve-se pentear os cabelos da raiz até as pontas:
Apesar de muitos afirmarem que o cabelo deve ser penteado da raiz as pontas, isso também é apenas um mito. Se você pentear o cabelo desta forma, quando ainda molhado, é possível que ele quebre ou até embarace ainda mais.
Prefira começar pelas pontas, desembaraçando gentilmente e subir aos poucos até chegar à raiz. Assim você evita danificar ou quebrar os fios.


3º Xampu e condicionador devem ser trocados com frequência:
A crença popular de que o cabelo se “acostuma” com determinados produtos e que é necessário trocar as marcas e tipos de tempo em tempo é apenas um mito. O que realmente acontece é um acúmulo de resíduos, que esses produtos deixam no cabelo, dificultando a percepção de seus resultados a longo prazo.
Por isso, antes de correr às lojas em busca de um xampu ou condicionador novo, tente lavar os seus cabelos com um xampu anti-resíduos e poderá voltar a perceber o efeito dos seus produtos favoritos em seu cabelo.


4º Cortar o cabelo faz com que ele cresça mais rápido:
Cortar as pontinhas estragadas do cabelo regularmente faz com que os cabelos fiquem mais saudáveis e fortes, porém não faz com que eles cresçam mais rápido. O crescimento normal do cabelo independe de você cortá-lo ou não.
Contudo, cabelos saudáveis podem parecer mais longos porque as pontas ficam bem definidas e bonitas. Levando isso em consideração, vale a pena visitar o seu cabeleireiro a cada dois ou três meses para manter a saúde e beleza dos seus fios.


5º  Maionese e azeite de oliva para hidratar os fios:
Enquanto essa mistura pode ser uma alternativa econômica para hidratar alguns tipos de cabelo, ela pode trazer também resultados desastrosos para outros tipos de fios. Se você tem o cabelo fino e bem soltinho pode acabar deixado as mechas oleosas e pesadas.
A boa notícia é que se você tem fios grossos e bem secos, você pode se beneficiar da mistura. A dica é aplicar uma colher (sopa) de maionese ou de azeite no cabelo limpo e úmido, concentrando a aplicação nas pontas dos fios. Deixe o produto agir por trinta minutos e lave com xampu. Assim o seu cabelo pode ficar mais hidratado e com aspecto saudável.


6º Grávidas não podem pintar os cabelos:
Na verdade, o principal problema relacionado aos produtos químicos para cabelos é o formol. Produtos com formol devem ser evitados por todas mulheres – grávidas ou não. Apesar de que as tintas que não contém formol possam ser usadas mesmo por grávidas, como precaução, pode-se evitar tingir o cabelo durante os três primeiros meses da gravidez.
Após este período, se quiser pintar os cabelos, prefira produtos mais naturais, como as tintas à base de hena e sem adição de formaldeído. Entretanto, vale ressaltar que a maioria dos alisamentos contém formol e devem ser evitados pelas grávidas.


7º Todos fios crescem igualmente:
As mechas crescem de maneira diferente em cada parte do corpo e inclusive na cabeça. Cada fio está em uma fase diferente do crescimento e por isso é tão difícil manter o corte reto igual ao momento em que você acabou de cortá-lo.

8º Nada pode mudar a textura natural do seu cabelo:
A textura do cabelo pode mudar sim. Há quem tenha o cabelo ondulado e de repente ele muda e fica mais liso ou até encaracolado. A textura do seu cabelo pode ser influenciada pelo crescimento, pelas medicações que você toma e também pelos seus hábitos alimentares. Além disso, o seu cabelo pode ficar mais fino e danificado em consequência do estresse e distúrbios hormonais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Um grande abraço,
Equipe O-Sobretudo!