23 de outubro de 2011

Boas soluçoes para apartamentos pequenos

Estante vazada
Vazada, feita de laca branca, a estante é a única divisória nesse micro-apartamento de 32 m². Segundo a arquiteta Fernanda Marques, ao mesmo tempo em que divide os ambientes, ela os une, ampliando assim o espaço. Numa ponta, há uma base de estudos e na outra a mesa para refeições. A televisão tem uma base giratória, para que possa ser assistida tanto do quarto quanto da sala.


Cama elevada

Com 50 m², esse apartamento precisava ter um quarto confortável para o homem solteiro que ali vive e uma sala também confortável. Para isso, a arquiteta Regina Adorno optou por um cômodo que se transforma. De dia, é uma sala, com a TV virada para ela. À noite, o móvel da televisão gira, voltando-se para a cama que estava elevada em um móvel. Atrás dele, foi feito um closet.


Cama inteligente

Em apenas 26 m², a arquiteta Cyntia Sábat não podia criar muitos ambientes nessa quitinete. Então ela optou por fazer um único ambiente em que a cama e o armário predominam. A cama foi feita no estilo tatame. Uma de suas laterais se abre em dois baús para guardar roupa de cama, e sob ela estão três gavetões profundos, que recebem desde os sapatos, até os materiais de limpeza. O grande armário recebeu portas espelhadas, que além de ajudar a deixar o ambiente mais claro, não o deixam com cara de armário de quarto.



Móveis mutantes

Esse é ideal para quem vive em quitinetes. A princípio o ambiente parece uma sala com uma estante ampla e sofá (1). Mas nas horas das refeições, uma parte da estante se abre e vira mesa (2). E à noite, uma cama de casal pode ser revelada ali! (3) Tem mais: o sofá vermelho vira bicama, caso o morador receba visitas (4). Esses móveis estão à venda na Mobili Intelligenti.



Tudo sob medida

Os móveis e armários desse apartamento foram todos feitos sob medida. Assim, as arquiteta Ellen Cavalcante e Paula Ferraz garantiram 100% de aproveitamento de espaço. Elas também optaram por integrar a cozinha com a sala e dar preferência às cores claras, fazendo os 46 m² do imóvel parecerem mais amplos.



Sofá em L

Confortável, o sofá em formato L pensado pelas arquitetas Daniella e Pricilla de Barros permite aproveitar até o mínimo canto da sala para criar um ambiente de conforto para assistir televisão e receber visitas. Com ele e os espelhos na parede, as profissionais conseguiram fazer com que a sala do apartamento de apenas 48 m² parecesse grande e receptiva.



Móveis modulados

No projeto de 48 m², as arquitetas Cinthia Garcia e Andreia Karalkovas precisavam garantir a existência de sala de estar e jantar, cozinha, quarto e sala de videogame em cômodos separados. Então elas apostaram no planejamento dos móveis, escolhidos a dedo. Na sala de estar e jantar, por exemplo, a mesa foi feita bem fina, encaixada na prateleira. De um lado dela, duas cadeiras, do outro, um banco com três assentos, para que possam ser recebidas visitas.


Móveis arredondados

Além de integrar os ambientes neste pequeno apartamento, a arquiteta Cintia de Queiroz lançou mão dos móveis arredondados na decoração para aproveitar melhor o espaço. Sem cantos pontudos, esses móveis facilitam a circulação. As prateleiras próximas ao teto ajudam a criar linhas horizontais, que tem o efeito visual de alongar o ambiente.

   

       

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Um grande abraço,
Equipe O-Sobretudo!