25 de outubro de 2011

30 dicas importantes

50-ideias-saude-moda-beleza-decoracao
1// Bela acordada
A dermatologista Ligia Kogos, de São Paulo, ensina como disfarçar a aparência cansada: “Lave o rosto com água quente, que provoca vasodilatação e deixa você naturalmente corada”.
2// Sauna in box
Antes do banho, borrife essência de eucalipto no boxe. Isso vai fazê-la lembrar da sensação relaxante de uma sauna.
3// Nada de urso panda!
Acordou com bolsas sob os olhos? Escorregue os dedos do canto interno dos olhos até o externo. O movimento melhora a circulação e reduz o inchaço.
4// Gelatina salva-vidas
A esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo, conta um segredo para prevenir as marcas da idade. Molhe folhas de gelatina em água morna e aplique no rosto antes de dormir. Rica em albumina, ela estimula a produção de colágeno, aumentando a firmeza da pele.
5// Pés no chão
A bolsa da academia acaba de ficar mais leve. Para o personal trainer Carlos Klein, de São Paulo, correr descalço é uma nova tendência que começa a desembarcar por aqui. “Sem tênis, você tem melhor percepção de onde está pisando e corrige mais facilmente erros posturais”, explica. Mas, antes de aderir à nova moda, é bom consultar o seu médico.
6// Hidratação power
Esta é para quem tem cabelo seco: melhor evitar o uso do condicionador pelo menos 24 horas antes de fazer uma hidratação em casa ou no salão. “O produto cria uma película protetora que dificulta a absorção dos ingredientes ativos da máscara”, explica o médico tricologista Luciano Barsanti, de São Paulo.
7// Cabelos de mel
O tricologista Luciano Barsanti tem uma receita para tratar cabelos ressecados: bata no liquidificador 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (chá) de aveia em pó e 1 copo de iogurte natural. A mistura é rica em ácidos graxos, que equilibram a oleosidade dos fios, e tem alto poder hidratante. Deixe no cabelo por 40 minutos e enxágue em seguida
8// Vitaminada
Copie a receita recomendada por Luciano Barsanti para cuidar dos cabelos oleosos: no liquidificador, misture 1 banana fatiada, que fortalece os fios, e 2 colheres (sopa) de aveia em pó, que funciona como adstringente, removendo a gordura do couro cabeludo. Aplique nas mechas e lave depois de 40 minutos.
9// Deixe escorregar
Se você é adepta da depilação com lâmina e sofre com manchas vermelhas e a formação de bolinhas na pele, anote aí: lambuze o corpo com óleo corporal antes de passar a espuma. Assim, a lâmina desliza melhor, irritando menos o corpo.
10// Fique fria!
O verão está chegando e, com ele, os bronzeados ardidos. Para aliviar a dor da queimadura e ter sensação refrescante a qualquer hora do dia, misture água gelada e essência de lavanda em um potinho. Borrife no corpo quantas vezes quiser.
11// Restauração
O pó compacto quebrou? Não precisa se desesperar. Recolha os pedaços, triture até virar um pozinho e misture com algumas gotas de álcool, criando uma pasta. Coloque de volta no potinho e retire o excesso de umidade com papel-toalha. Depois de oito horas secando, ele estará pronto de novo para o uso. Também funciona com blush e sombra!
12// Do contra
Sombra preta borrada não será mais problema se você seguir o conselho do maquiador Fábio Nogueira, de São Paulo. Ele começa o make pelos olhos e só depois faz a pele. “Assim, não é preciso repassar a base e o corretivo várias vezes.”
13// Segredo de berço
Para evitar rachaduras nos lábios e deixar o batom lisinho, lisinho, experimente dormir com pomada para assaduras no local – passe o produto primeiro nos dedos e aplique em seguida na boca. Quando acordar, enxágue e esfolie com uma toalha de rosto.
14// Batom 2 em 1
O protetor labial também pode ser usado para domar a sobrancelha selvagem. Deixe os pelos certinhos e sob controle aplicando o produto na direção natural dos fios.
15// Pernas para que te quero!
Misture ao hidratante um pouco de base de tom mais escuro do que a cor da sua pele e aplique nas pernas antes de sair. É garantia de bronzeado instantâneo!
16// Tudo às claras
Unhas amareladas têm solução... e rápida! Deixe a pontinha dos dedos de molho por dez minutos em uma solução feita com água quente e 1 colher (sopa) de água oxigenada de volume 10. O peróxido de hidrogênio presente na substância é o responsável por clarear as unhas.
17// Axilas sem dor
Depilação com lâmina pode ser agressiva para a pele das axilas. Para evitar reações, como manchas avermelhadas ou ferimentos, a dermatologista Patricia Rittes, de São Paulo, recomenda esperar no mínimo dez horas antes de passar desodorante. “É o tempo que a área leva para se recuperar da microlesão.”
18// Estica e puxa
Alongue as pernas sem sair da cama! Deitada de barriga para cima, flexione o joelho direito (ele deve apontar para o teto) e apoie o pé no colchão. Estenda a perna esquerda e, prendendo o lençol como se fosse uma faixa na sola do pé, puxe-o com as duas mãos em direção à cabeça. Repita com o outro lado.
19// Mamãe, eu quero
Nos primeiros meses de gravidez, período de formação do sistema nervoso do bebê, a falta de vitamina B6 pode causar enjoos e náuseas. Rico na substância, o gengibre é um bom aliado nessa hora. Procure acrescentar às refeições, ao chá ou aos sucos no mínimo três vezes por semana.
20// Cogumelo contra cólica
De acordo com a nutricionista Elaine de Pádua, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), acrescentar shiitake e shimeji no cardápio no mínimo três vezes por semana ajuda a combater a cólica menstrual. “A ação anti-inflamatória inibe a dor e evita o malestar”, explica Elaine.
21// Bem trançada
Perdeu o horário no cabeleireiro e ainda não conseguiu retocar as luzes? Disfarce fazendo uma trança embutida, que começa pela raiz. Para a diferença de cor ficar ainda menos evidente, faça a risca nas laterais ou onde a tintura estiver pouco manchada.
22// Fuja do provador
Esta é para quem tem pavor de experimentar roupa em lojas. Anote: segure a calça pelas extremidades laterais do cós (o zíper deve estar encostando na costura do bumbum) e leve-a até o pescoço envolvendo-o. Se as duas pontas se encontrarem na nuca, a calça deve servir, pois a cintura, via de regra, mede o dobro do diâmetro do pescoço.
23// Misturinha
O mix de estampas está na moda, mas assusta só de ouvir falar, não é? André do Val, de São Paulo, editor do site Chic, recomenda misturar o estilo navy com tropical, para começar. “Todo mundo tem no armário pelo menos uma peça listrada e outra florida.”
24// Jeans em forma
“Use bastante seu jeans antes de ajustá-lo. O tecido estará laceado e ficará na forma do corpo. Só depois leve à máquina de lavar, pois o processo deixa as fibras juntinhas novamente, dificultando acertar a medida”, aconselha Cris Zanetti, consultora de moda, de São Paulo, e editora do site Oficina de Estilo.
25// Salve o vestido
Manchou a roupa com maquiagem? “Miolo de pão absorve batom, pó e blush. Faça uma bolinha e esfregue no lugar até sair, como uma borracha”, ensina o maquiador Rogério Santana, de São Paulo.
26// Bata o martelo
Participar de leilões é uma ótima forma de encontrar peças de arte a preços mais acessíveis. Além de embelezar a casa, uma obra bem escolhida valoriza com o tempo e pode se revelar um bom investimento. A casa de leilão deve garantir a autenticidade da peça.
27// Roupa jovem
Máquina de lavar pode enfraquecer e envelhecer um tecido. Por isso, antes de lavar, pergunte-se: será que precisa mesmo? Se as calças jeans, os casacos e as blusas de lã não estiverem sujos ou manchados, considere pendurálos à sombra. As roupas ficarão novinhas em folha depois de arejar.
28// Fina!
Peças com cintura marcada até dois dedos abaixo do umbigo ajudam a segurar a barriga e alongar as pernas, dando a impressão de alguns quilinhos a menos.
29// Nova vida
O destino das caixas de presente não precisa, necessariamente, ser o lixo. Você pode usá-las para guardar documentos, bijuterias ou brinquedos das crianças. Encapadas com tecidos estampados, complementam a decoração.
30// Lenço mágico
Posicione o meio de um tecido retangular na parte de trás da cabeça. Traga as duas pontas em direção à testa e cruze-as, levando novamente para trás. Prenda as sobras de tecido com diversos grampos. Você ganha visual fashion em minutos!

Um comentário:

Obrigada por comentar!
Um grande abraço,
Equipe O-Sobretudo!