2 de novembro de 2010

A roupa certa para a estação!


Devido ao calor e o aumento da sudorese (suor), as roupas devem ser de algodão, finas e folgadas que assim permitem uma maior ventilação, onde facilita a evaporação do suor. As roupas de baixo a mesma coisa. Evite os tecidos sintéticos eles não deixam a pele "respirar". 
Na praia, roupas de banho (biquinis e sungas) são trajes ideais, mas devem ser retirados assim que possível. A roupa molhada após sair da praia favorece o surgimento de micoses , pelo motivo de manter a pele úmida por muito tempo.
Bonés, viseiras e os óculos de sol, esses são indispensáveis.
Uma informação que nem todos sabem é que as roupas podem proporcionar uma barreira de proteção contra a radiação ultravioleta. Nem sempre temos como estar reaplicando o filtro solar então as roupas podem ser uma boa opção para quem quer proteger a pele do sol.
Os tecidos de algodão são os mais indicados nessa época do ano, porém os que menos oferecem proteção. Já o poliéster é o que dá maior proteção. Veja abaixo uma tabela onde mostra a tabela de fatores de proteção das roupas:

Tecidos
FPS
Camiseta molhada
11
Camiseta seca
16
Lycra molhada
24
Lycra seca
35



Já existe uma nova tecnologia com roupas com FPU 50+.
A Austrália tornou-se o primeiro país a ter uma regulamentação formalizando as exigências em roupas de proteção UV. O teste utilizado para avaliá-las é universalmente adotado.
Eles usam o termo Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) para designar a quantidade de proteção.
O índice FPU indica o quanto a radição ultravioleta (RUV) é absorvida pelo tecido.
Ao contrário da roupas comuns, onde as cores claras bloqueiam menos a RUV do que as cores escuras, nos tecidos com FPU o bloqueio é independente da cor do tecido, obtendo sempre o fator de proteção indicado na etiqueta capaz de filtrar mais de 98% dos raios solares. 
Proteção nunca é demais, Cuide da sua pele!


4 comentários:

  1. UAuuu! Adorei essa tabelinha!
    Mega util!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa informação!!!
    Adorei!
    Beijos

    http://umbrinconopalheiro.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog... Matéria linda!

    Passa no meu também...
    www.lookdabeta.blogspot.com

    Estou te seguindo! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Ah eu acho que regatabranca não proteje do sol rsrs.
    Graças a Deus eu nasci na cor "do pecado" e não preciso me preocupar com tanta proteção solar, qualquer protetor solar fator 50 pra mim resolve...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Um grande abraço,
Equipe O-Sobretudo!