19 de novembro de 2010

Como fazer uma carteira tetra pak

Aprenda em seis etapas a fazer uma carteira e um porta-moedas - muito estilosos - reaproveitando embalagens de leites e sucos


 
Em busca de uma vida mais sustentável que não agrida tanto o meio ambiente, reciclar materiais é uma boa solução para encontrar novos usos para itens que antes iam parar direto na lixeira.Na onda da customização e do it yourself que encanta a todos, as embalagens tetra pak são itens que podem ser facilmente manejados para ganhar a forma dos mais diversos objetos do nosso cotidiano. A seguir você vai aprender a fazer uma carteira e um porta-moedas supersimples, num passo a passo onde a técnica resume-se basicamente aos recortes, colagens e dobraduras.
De tamanho compacto, o acessório é ideal para carregar em clutchs (bolsas de mão) ou mesmo no bolso, protegendo cartões magnéticos e garantindo que suas moedas não se espalhem pela bolsa. Mãos à obra!

Antes de começar
Lave bem a embalagem e em seguida abra os vincos nas laterais para poder achatar o pacote (como mostra a foto abaixo). Para fazer o moedeiro será preciso usar embalagens geralmente encontradas em sucos, por serem mais compridas e estreitas. Para fazer a carteira procure as embalagens tradicionais de leite.




Você vai precisar de:
- 1 caixa de leite ou suco vazia
- 1 tubo de cola instantânea
- tesoura ou estilete
- papel autocolante da cor que preferir
- régua
- velcro

Passo a Passo


Corte as extremidades na parte de cima e de baixo da embalagem
 
Corte as laterais na parte de cima da embalagem para formar uma aba de cerca de 4 cm (esta será a tampa da carteira)
 
Coloque as laterais da embalagem para dentro e em seguida dobre a carteira ao meio, como mostra a imagem. Reforce os vincos com a ajuda de uma régua, se necessário
 
Com a carteira montada, você pode encapar as laterais com papel autocolante para reforçar as laterais e enfeitar
 
Use a cola instantânea para unir a parte central da carteira
 
Aplique o velcro usando a cola instantânea e espere secar por cerca de 10 minutos


Carteira pronta! Se quiser, você pode colocar toda a sua criatividade à tona e customizar ainda mais esta nova peça  forrando-a com tecido, fazendo desenhos e pinturas ou mesmo mudando seu formato.


2 comentários:

Obrigada por comentar!
Um grande abraço,
Equipe O-Sobretudo!